sábado, 9 de julho de 2011

Efeitos dos emagrecedores


Olá leitores, o post de hoje é sobre o efeito de alguns remédios que atuam como emagrecedores. Esse tema foi sugestão do professor MHL e estava bastante em foco na mídia pela iminente proibição destes pela Anvisa. A proibição ainda não foi confirmada, provavelmente haverá uma decisão definitiva em agosto.

O porquê da proibição se deve ao fato de esses emagrecedores, em especial a sibutramina, não são tão efetivos na perda de peso (ainda mais a longo prazo) e ainda aumentam significantemente o risco de doença cardiovascular. Esse risco, somado com a condição dos principais usuários, pessoas acima do peso, justificam o temor e até a proibição.

Mas, o que esses emagrecedores tem a ver com neurotransmissores? Isso se deve principalmente à ação deles. Vou focar principalmente na sibutramina, que era o principal alvo da proibição.

A sibutramina age no hipotálamo, onde estão o centro da fome e saciedade. Por ser um emagrecedor, espera-se que este fármaco tenha efeito inibidor sobre estes centros. Esse efeito ocorre porque ocorre a inibição da recaptadão de alguns neurotransmissores, em especial algumas monoaminas como a serotonina e a noradrenalina.

Esses neurotransmissores terão seus efeitos amplificados já que irão permanecer por mais tempo na fenda sináptica. A amplificação da serotonina provocará a sensação de saciedade que inibirá o apetite juntamente com a amplificação da noradrenalina. Um problema relacionado a noradrenalina é que este neurotransmissor atua também como vasoconstritor, o que provocará aumento da pressão, causador e agravante de doenças cardiovasculares.

Outra classe de emagrecedores são as anfetaminas, como femproporex, mazindol e dietilpropiona. Esses fármacos são especialmente perigosos pois agem na recaptação da dopamina e podem promover dependência nos usuários.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário