quinta-feira, 30 de junho de 2011

Transtorno de Humor Bipolar- THB

DEFINIÇÃO

É um transtorno afetivo que afeta cerca de 1,5% da população mundial e se inicia, comumente entre os 20 e 30 anos de idade e apresenta alternância entre estados depressivos e maníacos ou ambos ao mesmo tempo.

CAUSAS

Segundo o artigo "As bases neurobiológicas do transtorno bipolar", essa doença pode ter como causa alterações bioquímicas e moleculares nos sistemas de neurotransmissão ou nas vias de transcrição de sinais e de segundos-mensageiros. No caso dos neurotransmissores, essas alterações envolvem a regulação das aminas biogênicas (principalmente noradrenalina, serotonina, dopamina e acetilcolina), que estão envolvidas em estados comportamentais de irritabilidade e medo e a sensibilidade de seus receptores. Está envolvido também, o ácido gama-aminobutírico (GABA), que regula a atividade das aminas biogênicas e dos estabilizadores de humor.
Vale lembrar que essas alterações do sistema de neurotransmissão devem ser avaliadas no conjunto, pois se trata de uma doença poligênica e complexa.
Um dos principais achados em relação ao THB é a diminuição do córtex pré-frontal em relação a pessoas normais, que está relacionado com as funções de regulação no comportamento, julgamento, controle de impulsos e planejamento.
Com relação ao sistema de mensageiros, que desencadeiam diversos processos neuroquímicos, há alterações nas proteínas G (transcrição de informação celular através da membrana, e modulação dos sistemas de receptores de monoaminas), AMPc (sinalização intracelular e mediação da ação dos estabilizadores de humor), PKC (proteína quinase c- aumenta e excitabilidade neuronal e a liberação de neurotransmissores).

CLASSIFICAÇÃO

O THB é classificado em tipo I e tipo II. O primeiro é aquele em que se alternam fases maníacas e depressivas, não necessariamente um seguido de outro. Geralmente, os pacientes apresentam a prevalência de um desses episódios em relação ao outro. O tipo II apresenta episódios depressivos e hipomaníacos (humor anormal e irritável)




SINTOMAS

Em episódios de manifestação maníaca, o paciente apresenta humor elevado, sendo este uma alegria intensa e grande auto-estima com sensação de grandiosidade, disposição física e falta de sono ou de grande irritabilidade. Apresenta elevação da percepção a estímulos externos, o que gera grande dificuldade de concentração, fuga de ideias (pensamentos tão rápidos que ele não conclui na fala) e falta de senso crítico. Em quadros graves, apresenta sintomas psicóticos que pode levar a abuso de álcool e drogas.
Já na manifestação depressiva, os sintomas são como os de uma depressão comum: baixa auto-estima, pouca disposição física, cansaço constante, lentidão, falta de interesse e concentração. Em casos graves, ideias suicidas, dores gastrintestinais e por todo o corpo.

Referências Bibliográficas:

Machado-Vieira, R.; Bressan, R.A.; Frey, B.; Soares J.C. 28/03/2005- As bases neurobiológicas do transtorno bipolar

2 comentários: