quarta-feira, 1 de junho de 2011

Cafeína


Apresentando para vocês, possivelmente a droga mais utilizada no mundo: a Cafeína.

A Cafeína é um alcalóide que funciona como uma droga estimulante do SNC. Ela é muito encontrada no café, chá, guaraná, refrigerantes, energéticos, pílulas de dor de cabeça e até no chocolate.

A Adenosina, como já foi mencionado, atua como um redutor da frequência cardíaca, da pressão sangüínea e da temperatura corporal, causando uma sensação de sono, cansaço e fadiga. A cafeína funciona como um inibidor desses receptores de adenosina, dando uma sensação de energia, revigoramento e você fica "ligado". Outro efeito da cafeína é que ela induz a descarga de outros neurotransmissores, como a adrenalina, que te deixa mais alerta e acordado ainda.

A quantidade ideal de cafeína que o corpo consegue administrar sem grandes problemas é de 150, a 200 miligramas (que equivale a um espresso) por dia. Pessoas que ingerem habitualmente taxas assima de 250 mg por dia, podem ser consideradas dependentes moderadas. A dependência de cafeína é considerada tranquila, e não traz sérios danos à saúde(quando usado com cuidado).

Estudos trabalham na hipótese de que o café pode ajudar a prevenir a o Mal de Parkinson. No trabalho do Dr. G. Webster Ross foi estudado 8004 homens, e percebeu-se que quem não bebia café tinha um risco 5 vezes maior de que pessoas que tomavam café com freqüência.

O café não pode ser taxado como bom ou ruim para o organismo, pois seus poderes e atuações ainda são um mistério para a ciência, mas, cabe o velho ensinamento: "Tudo em excesso mata".

Bibliografia:
http://www.portaleducacao.com.br/farmacia/artigos/350/efeitos-da-cafeina
http://super.abril.com.br/alimentacao/base-cafeina-447604.shtml
http://www.todabiologia.com/saude/cafeina.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário