quarta-feira, 15 de junho de 2011

Watch N' Ask

Continuando a série de respostas às perguntas feitas sobre o seminário temos mais duas respostas:

Pergunta do grupo de Homeopatia (Jéssica Othon, Natasha Caldas, Leonardo Vaz, Vitor Paiva, Jessica) para Neurotransmissores

Drogas estimulantes podem aliviar ou tratar sintomas de uma depressão?

A causa da depressão ainda é misteriosa, entretanto a partir de testes farmacológicos podemos associar essa doença ao desequilíbrio bioquímico dos neurônios que regulam o humor. Desse modo pode-se dizer que o modo mais eficiente de tratar a depressão é a partir do uso de drogas inibidoras, geralmente inibidoras da recaptação de certos neurotransmissores (serotonina e noradrenalina são os mais comuns) nas sinapses, aumentando sua concentração. Os antidepressivos inibidores são mais comuns por serem mais seletivos quanto ao local de ação, desse modo se tornam mais eficientes que o uso de drogas estimulantes.

Pergunta do grupo de Bioquímica da Nutrição (Letícia Pacheco, Gabriela Louise, Beatriz Freitas) para Neurotransmissores

Qual o papel das junções comunicantes nas células da região cerebral durante o desenvolvimento embrionário, já que nesse estágio elas ainda não são responsáveis pela sincronização da atividade elétrica ?

As junções comunicantes conectam as células tronco da região cerebral, mas essas junções, na fase embrionária, não são responsáveis pela sincronização da atividade elétrica, dado que essas células tronco ainda não estão em funcionamento. Logo, esses canais exercem uma função diferente: eles ajudam a controlar a divisão celular, elas mantém a organização do tecido em desenvolvimento evitando a perca do controle das divisões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário