quarta-feira, 29 de junho de 2011

Miastenia Gravis

A Miastenia Gravis (MG) é uma doença que acomete a porção pós-sináptica da junção neuromuscular, local onde um neurônio de liga às fibras musculares para comunicação, cujo principal sintoma é uma fraqueza flutuante.Essa fraqueza advêm do fato que a comunicação entre o sistema nervoso e os músculos fica comprometida e, portanto, certos movimentos ficam comprometidos. Os sintomas podem ocorrer em áreas específicas ou de forma generalizada.


Na maioria dos casos essa doença é causada por uma obstrução dos receptores da acetilcolina por um anticorpo. Desse modo o transmissor fica incapacitado de se ligar ao seu receptor bloqueando a contração muscular.


Como pode-se observar na figura, normalmente o neurônio libera a acetilcolina na junção quando a contração muscular deve ser feita. Acontece que um miastênico tem dificuldades de realizar essa comunicação. Quando é uma doença autoimune, anticorpos podem atrapalhar a recepção da acetilcolina e a contração muscular não será efetiva.


O mais interessante sobre essa doença é que quando o músculo fica em repouso ele não estimula a produção de anticorpos. Sem os anticorpos ele poderá ser estimulado até que o sistema imunológico recomece a atuar. Então a Miastenia Gravis é uma doença que oscila


Seu tratamento pode ser a partir de drogas que aumentam a produção da acetilcolina ou que reduzem a produção de anticorpos bloqueadores. Eles são:


- Mestinon (piridostigmina) – uma droga anti-colinesterase, que atua elevando as concentrações de acetilcolina;

- Corticóides (prednisona) – ele diminui a produção dos anticorpos que competem com o transmissor;

- Timectomia – remover o timo para evitar a formação dos anticorpos. É indicado para o início da doença.


Bibliografia:


http://www.pdamed.com.br/asspacgra/pdamed_0001_0005_00500.php;
http://pt-br.infomedica.wikia.com/wiki/Miastenia_Grave (imagem).

Um comentário: