sexta-feira, 6 de maio de 2011

Esquizofrenia

Como todos fizeram, eu vou começar me apresentando. Sou o Yuri e estou encarregado de fazer os posts das sextas-feiras (que eu realmente espero cumprir). Hoje vou postar sobre a Esquizofrenia, um transtorno mental que acomete boa parte da população sem nenhum tipo de distinção entre classes, sexo ou grupos.

A Esquizofrenia está presente em cerca de 1% da população e gralmente acontece em jovens entre 15 e 35 anos. Ela é caracterizada por uma desorganização dos processos mentais, causando sintomas como: delírios, alucinações, alterações de pensamento e comportamento além de dificuldade para expressar emoções.

Existem alguns subtipos da doença classificados baseados nos sintomas que mais predominam em cada caso, os principais são:

- Paranóide (predominância das alucinações);
- Desorganizada ou hebefrênica (pensamento desorganizado e sintomas afetivos);
- Catatônico (sintomas motores e alteração nas atividades);
- Simples (isolamento social, empobrecimento de pensamento);
- Residual (caso mais crônico com muitas perdas sociais e para a autonomia da pessoa).


Graças à farmacologia, algumas hipóteses puderam ser feitas quanto ao que causa a Esquizofrenia a nível de neurotransmissores, algumas dessas hipóteses são:

-Dopaminérgica;

-Serotoninérgica;

-Glutaminérgica.

Ao longo da semana eu vou completando a postagem detalhando melhor cada hipótese (inclusive preparando algumas animações).

Uma boa maneira de entender melhor quais sintomas e consequências desse transtorno é a partir de relatos de pacientes e familiares que lidam diariamente com a Esquizofrenia. Deixarei aqui uma curta reportagem da Futura sobre esse problema:






Bibliografia:
http://www.entendendoaesquizofrenia.com.br
http://www.inec-usp.org/cursos/cursoV/neurotransmissao.htm
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?189

Nenhum comentário:

Postar um comentário