quarta-feira, 4 de maio de 2011

Drogas, uma visão geral



Boa Noite, Caros leitores,

Sou o Felipe Prestes, e percebi que os últimos post falam de assuntos bem técnicos, por isso, vamos agora falar de um assunto que é (infelizmente) mais presente no nosso dia-a-dia: Drogas.



Por definição, Droga é qualquer tipo de substância que inserida no corpo (injetada, aspirada, fumada, entre outra forma) provocam uma variação do metabolismo. Daremos mais ênfase nas chamadas "Drogas Psicoativas" que são drogas que tem atuação no sistema nervoso.

Basicamente existem 3 tipos de drogas:
  • Depressoras da Atividade do SNC(Sistema Nervoso Central);
  • Estimulantes da Atividade do SNC;
  • Perturbadoras da Atividade do SNC (ou Alucinógenas).

Drogas Depressoras diminuem a atividade do cérebro, ou seja, faz com que a pessoa fique mais "devagar", e mais "desligada". Esses tipos de drogas são muito utilizados nos hospitais. Exemplos comuns de drogas depressoras são: Morfina, Sedativos em geral, Álcool, Maconha e até outras inofensivas como a Camomila, a Erva Cidreira e o Maracujá!


O segundo tipo de droga são as Drogas Estimulantes atuam como um "acelerador" da atividade do cérebro, fazendo com que o usuário fique "ligadão", sem sono. Essas drogas são utilizadas normalmente para tratar de casos de depressão entre outros. Os exemplos mais comuns de drogas estimulantes são: Cocaína, Crack, Cafeína, Teobromina (presente no chocolate!), Metanfetaminas, Anfetaminas, entre outras.



A última classificação de drogas são as Drogas Perturbadoras ou Drogas Alucinógenas não alteram quantitativamente os processos cerebrais, ou seja, não aceleram nem deprimem o SNC, elas atuam de forma a mudar qualitativamente, a atividade do SNC, "confundindo" as informações no cérebro, fazendo com que se tenha alucinações, visões, e outras experiências... diferentes. Exemplos de alucinógenos: Cogumelos, LSD, Exstasy, chá de fita, entre outros.







Nas futuras oportunidades explicaremos com mais detalhes o funcionamento de cada um desses tipos de drogas dentro do nosso corpo e como isso afeta o metabolismo a curto e longo prazo.

Não se esqueçam :




Porque se não...




Bibliografia:
http://www.unifesp.br/dpsicobio/cebrid/folhetos/drogas_.htm
http://ren.bran.vilabol.uol.com.br/Drogas.htm
http://adolescentes-inteligentes.blogspot.com/2008/11/juventude-e-o-trfico-de-drogas.html
http://bit.ly/12OjuW

Nenhum comentário:

Postar um comentário