terça-feira, 24 de maio de 2011

Serotonina- biossíntese, vontade de comer doces e problemas relacionados



Como há muito prometido, vou tentar desvendar hoje a relação entre a vontade louca de comer chocolate e a depressão com a deficiência na ação de alguns neurotransmissores, sendo o principal deles, a serotonina.
A serotonina (5-hidroxitripnamina) é uma substância produzida no sistema nervoso central e nas células entéricas (intestino), mas também pode ser encontrada nas plaquetas do sangue e no veneno de escorpiões. A substância precursora de serotonina do corpo humano é o aminoácido triptofano (5-HTP), encontrado em proteínas e laticínios (queijo, chocolates,enfim, derivados de leite), principalmente. Dessa forma, aumentando a ingestão de triptofano, a produção de serotonina é estimulada.


Depois ela é degradada pela desaminação oxidativa em acido 5-hidroxindolacético pela enzima monoamina oxidase e é excretada através da urina.
Ela está diretamente relacionada com transtornos afetivos e de humor, sono, atividade sexual, apetite e diversas funções cognitivas (memória e aprendizagem), além de ser uma das responsáveis pela sensação de prazer. Sua transmissão é feita de neurônio para neurônio e ela apresenta vários tipos diferentes de receptores, que são ativados de acordo com a função que ela precisa exercer em determinado momento.
Alguns dos receptores (5HT1, 5HT2, 5HT5) afetam a atividade da enzima adenilato ciclase (transforma ATP em AMPc na amplificação ou transdução de sinais em algumas vias metabólicas). Outros (5HT3, 5HT4 e 5HT2A) estão relacionados com o controle alimentar, vomitação e movimentos peristálticos. Há também aqueles associados ao sistema límbico do cérebro (5HT6 e 5HT7), que apresentam afinidade com drogas antidepressivas.




Serotonina- depressão e vontade de comer doces
Fatores como depressão, agressividade, ansiedade, insônia e excesso de emotividade do tipo que causa aquelas crises de choro repentinas e aparentemente sem explicação, afinal de contas, têm um motivo: falta de produção da serotonina. Ela também atua na região anterior do hipotálamo para regular a saciedade quando se trata da ingestão de açúcar e carboidratos.
É pela baixa produção desse neurotransmissor que nos fins de relacionamento, por exemplo, nos quais a pessoa está mais propensa a transtornos afetivos e baixa autoestima, ela fica extremamente voraz à procura de qualquer doce, principalmente, chocolate e pode ter ganho de peso e, em quadros mais graves, problemas para dormir (desequilíbrio entre a serotonina e a acetilcolina) . No entanto, um fato curioso: porque o chocolate em vez de qualquer outro doce?
Como já foi esclarecido antes, o chocolate apresenta triptofano. Assim, além de ser consumido devido à falta de controle da saciedade, o seu consumo automaticamente auxilia o corpo a produzir mais serotonina, na tentativa de elevar a sensação de prazer e bem-estar.
Quanto à depressão, esta tem como uma das várias causas o desequilíbrio dos níveis de serotonina juntamente com o de epinefrina e norepinefrina. Para tratar a doença são usados anti-depressivos que vão aumentar a disponibilidade desses neurotransmissores no sistema límbico (inibem a recaptação dos neurotransmissores pelos receptores pré-sinápticos).
A baixa produção gera distúrbios em algumas fases do sono, comuns em pacientes ansiosos, depressivos ou com transtorno obsessivo-compulsivo.
Apesar de parecer que a serotonina é a solução de todos os problemas relacionados às frustrações da vida moderna, sua produção excessiva pode gerar problemas na atividade sexual, pois ela apresenta efeito inibidor na liberação de hormônios sexuais pelo hipotálamo. Este é um dos principais desafios da produção de anti-depressivos. Procuram-se aqueles que afetem menos esse funcionamento.


Referências bibliográficas:

3 comentários:

  1. Adorei esse blog! Tudo muito bem escrito e explicado. Parabéns! Continuem assim nos ajudando! ^.^ Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse blog! Tudo muito bem escrito e explicado. Parabéns! Continuem assim nos ajudando! ^.^ Obrigada!

    ResponderExcluir