quarta-feira, 4 de maio de 2011

Neurotransmissores: Aminas Biogênicas

Os neurotransmissores são derivados de diferentes substâncias e têm origem em locais diversos do corpo humano. Podem ter efeito excitador ou inibidor neste. Eles são divididos em três grupos principais: aminas biogênicas, peptídeos e aminoácidos.
Neste momento, a intenção é falar apenas sobre aspectos gerais dos principais neurotransmissores do grupo derivado das aminas biogênicas, assunto que será aprofundado em outro tópico. Este é subdividido em dois grandes grupos: o das colinas (o neurotransmissor principal é a acetilcolina) e o das monoaminas, que inclui a serotonina, a histamina e as catecolaminas (dopamina, adrenalina, noradrenalina, norepinefrina).
Os neurotransmissores derivados das aminas são produzidos nos terminais de axônios a partir de precursores específicos de cada um e são transportados até as vesículas sinápticas, fundindo-se à membrana pré-sináptica.


ACETILCOLINA

É um neurotransmissor derivado da colina e de acetil-CoA, cuja reação é mediada pela enzima acetilcolina transferase e que é sintetizado no SNC e nos nervos parassimpáticos. Os neurônios onde a substância é produzida chamam-se neurônios colinérgicos. Uma das ações mais conhecidas da acetilcolina (um dos principais neurotransmissores produzidos com ação no sistema nervoso simpático) é o auxílio na contração muscular, a transmissão sináptica nas junções neuromusculares. Mas sua ação no organismo não se limita ao sistema muscular. Sua atuação em funções centrais do sistema nervoso, como na memória, têm-se tornado cada vez mais conhecidas e difundidas. Há muitos outros detalhes a respeito desse neurotransmissor específico que, como dito anteriormente, serão abordados em novo tópico.


SEROTONINA

É um neurotransmissor derivado da hidroxilação e descarboxilação do triptofano e é produzida, principalmente, no SNC, em células do sistema digestório (células entéricas que agem na contração do intestino e no estômago para inibição de produção do suco gástrico) e em células cromafins (células neuroendócrinas da medula das glândulas adrenais). Além disso, também pode ser encontrada, em menor quantidade, nas plaquetas do sistema sanguíneo. Os neurônios produtores dessa substância são chamados serotonérgicos. Por ter efeito vasoconstritor, a serotonina afeta diretamente o sistema cardiovascular e, secundariamente, o sistema respiratório. Além de ser responsável pela regulação das funções neuroendócrinas e, assim como vários outros neurotransmissores, cognitivas, ela é uma das substâncias reguladoras de sono, humor, apetite, libido, atividade motora, sensibilidade à dor e controle térmico do corpo, inibidora de conduta e estimulante do sistema GABA (neurotransmissor do grupo aminoácido).


HISTAMINA

É um neurotransmissor (também atua como hormônio) derivado do processo de descarboxilação da histidina, produzido no hipotálamo e metabolizado no fígado. É estimulante da produção e secreção de suco gástrico pelas células glandulares gástricas parietais e principais do estômago e estimulante da liberação de epinefrina e norepinefrina ao agir sobre as células da medula da glândula adrenal. É uma substância vasodilatadora e que possibilita maior permeabilidade vascular. Ela aumenta a força de contração miocárdica e atua sobre o músculo liso podendo contraí-lo ou relaxá-lo (depende do receptor que for ativado). Ela regula ainda, a sede e a secreção hipofisária.


DOPAMINA

É um neurotransmissor inibitório sintetizado no Sistema Nervoso Central (SNC) e derivado da tirosina (substância produzida a partir de fenilalanina no fígado). É responsável pelas sensações de prazer, satisfação e motivação. Os neurônios que produzem e liberam a dopamina são divididos em três categorias: reguladores de movimento, mesolímbicos (regulam e controlam o comportamento emocional) e mesocorticais (atuam no córtex pré-frontal que está associado a funções cognitivas como memória, emoção, ansiedade e planejamento).


ADRENALINA (EPINEFRINA)

A adrenalina é um neurotransmissor (também atua como hormônio) sintetizado em pequena quantidade no tronco cerebral e, principalmente, sintetizado na medula adrenal a partir de dopamina e degradado por duas enzimas: catecolamina-O-metiltransferase (COMT) e monoaminoxidase (MAO). Ela tem efeito sobre o sistema nervoso simpático quando o corpo é submetido a um stress físico ou mental e sobre o hipotálamo. Ela atua na aceleração dos batimentos cardíacos, dilatação dos brônquios e pupilas, vasoconstricção e liberação de suor para responder a algum estímulo de ameaça.


NORADRENALINA (NOREPINEFRINA)

É um neurotransmissor sintetizado no SNC e é encontrado no tronco cerebral e no hipotálamo. Ela é derivada da dopamina ao ser metabolizada pela enzima dopamina beta-hidroxilase e pode ser convertida em adrenalina a partir da ação da enzima N-metiltransferase . Ela atua no controle da pressão sanguínea por meio da manutenção da resistência dos vasos sanguíneos e no controle do raciocínio e das emoções (possui ação depressora sobre o córtex cerebral).



Bibliografia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário