segunda-feira, 9 de maio de 2011

Sinapses II (Excitatórias e Inibitórias)

     Bom pessoal, leitores do blog comentaram comigo que as últimas postagens que fiz estavam muito grandes e que isso seria um desestímulo a ler, logo, vou tentar fazer essa de forma mais sintética, pois o tema do nosso blog é interessante de mais para não ser lido!
     Na última postagem falei um pouquinho da diferença entre sinapses elétricas e químicas, agora vou explicar pra vocês a diferença entre uma sinapse excitatória e e uma sinapse inibitória (ambas são tipos de sinapses químicas).
       Antes, gostaria de lembrar: a parte intracelular do neurônio é negativa em relação a parte extracelular, ou seja, o neurônio em repouso é naturalmente polarizado (ou seja, quando está polarizado não há transmissão de sinal).
      As sinapses excitatórias acontecem quando um neurotransmissor (geralmente a serotonina, o glutamato ou a acetilcolina) se liga ao seu receptor na membrana do neurônio pós-sináptico e induz que se abra um canal catiônico na membrana e Na+ entre no meio intracelular, gerando uma despolarização do neurônio a partir do aumento da concentração de íons positivos (e assim se transmite o sinal, o neurônio se despolariza e essa despolarização vai percorrendo todo o axônio, sendo rapidamente repolarizado depois de passar por ele). 
     As sinapses inibitórias acontecem quando um neurotransmissor (os mais notáveis são GABA e glicina) se ligam a proteínas transmembranas que abrem canais iônicos, assim como os excitatórios, mas os canais da sinapse inibitória abrem canais para a entrada de Cl- na célula e para saída de K+, logo, contribui para uma hiperpolarização do neurônio (o meio intracelular fica muito mais negativo) e isso inibe a propagação do impulso nervoso.

É isso aí, pessoal, qualquer dúvida perguntem nos comentários!



12 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, muito fácil entender com sua explicação simples.

    ResponderExcluir
  3. Muito didática sua explicação, obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Quais são os principais neurotransmissores excitatórios

    ResponderExcluir
  5. Olá, muito boa explicação embora englobe somente a parte "química", minha dúvida é na prática o que ocorre? A sinapse excitatória provoca outras sinapses, enquanto as inibitórias inibem futuras sinapses? E o que isso acarreta?

    ResponderExcluir
  6. Olá Unknown! Depende! Varia de acordo com o receptor que ela estará se ligando. Pode ser excitatório ou inibitório!

    ResponderExcluir
  7. A dopamina pode ser tanto inibidora quanto excitatória, depende de qual porta ela vai adentrar no receptor pós-sináptico, se for a D2 então ela ira inibir se for a D1 ela ira excitar.

    ResponderExcluir
  8. qual é os neurotransmissores de ação rápida e lenta

    ResponderExcluir
  9. Quais principais caracteristica inibitórias?

    ResponderExcluir